Regulamento

OBRIGADO A TODOS OS PARTICIPANTES!

DIRETORIA CLUPESIL, 2019

Patrocinador Oficial:

 TAÇA CIDADE DE ILHEUS

36º TORNEIO DE PESCA DA GABRIELA

29 E 30 DE JUNHO DE 2019 

 

 

1. ORGANIZAÇÃO E DIREÇÃO. 

O presente torneio é promovido pelo Clube Pesca de Ilhéus (CLUPESIL). 

  1. a) Poderão participar um máximo de 100 equipes constituídas por dois [2] atletas pescadores de ambos os sexos. 

  2. b) Todos deverão portar licença de pesca, válida, expedida pelo Ministério da Pesca. 

  3. c) Todas as equipes deverão apresentar-se uniformizadas e assim permanecer durante toda a competição. 

  4. d) As equipes mistas (segundo os critérios de idade ou sexo) são inscritas na categoria masculina. 

 

2. DEFINIÇÃO DOS OBJETIVOS. 

 

A prova é caracterizada como de pesca variada de arremesso de fundo, entre equipes, realizada em praia de água salgada. Integrado, tendo por objetivo estimular a pesca, o turismo e promover a confraternização entre os participantes dessa especialidade de pesca esportiva. 

3. DO LOCAL, HORÁRIO E SORTEIO. 

a) O torneio será realizado na Cabana Tô de Férias, Tendo a duração de oito [8] horas, divididos em duas [2] etapas, sendo cada uma dessas etapas disputadas em uma [1] raias por dia, definidas no sorteio, que terá inicio no sábado definido no calendário nacional como primeiro dia da prova. 

b) Sorteio dos setores a partir das 09:00h horas do sábado na cabana TO DE FERAIS. 

c) Primeira etapa na praia de lençóis no ACUIPE, sábado das 13:00 as 17:00h. 

d) Segunda etapa na Cabana To de Ferias, domingo das 07:00h as 11:00h. 

e) O inicio e final das etapas só após sinal sonoro. 

 

4. DO EQUIPAMENTO PERMITIDO 

a) Cada equipe poderá ter em ação apenas duas [2] varas podendo manter até duas [2] varas por pescador montadas e iscadas de reserva. 

b) Varas de tamanho livre, providas de molinetes ou carretilhas de qualquer tipo e procedência. 

c) Paradas [rabichos] com até dois [2] anzóis convencionais ponta única. 

d) Balde obrigatório. 

e) Saco de peixe, fornecido pela organização. 

 

5. DAS ISCAS 

a) A isca que é responsabilidade de cada concorrente trazer será exclusivamente o camarão morto introduzido dentro da raia inteiro, admitindo-se estar sem cabeça e descascado. É proibido sob pena de desclassificação sumária adicionar produtos químicos, aromáticos ou óleo às iscas. 

 

6. DOS PEIXES 

a) Só serão válidos peixes a partir de 15 cm. 

b) Os peixes que possuem ferrões tais como arraias, bagres, porcos, etc. Deverão ter os ferrões cortados na base, para serem considerados válidos. 

7. DO EXERCICIO DA PESCA 

a) A pesca será exercida exclusivamente dentro da área demarcada. 

b) Os lançamentos deverão ser efetuados perpendicularmente na linha d’agua, sendo que a linha deverá ser imediatamente recolhida, se por defeito de arremesso ou por força da correnteza, invadir o setor visinho. 

c) O competidor, durante o decorrer do torneio, poderá passar a raia vizinha para recolher a peça capturada e os competidores vizinhos São obrigados a dar passagem livre. 

  1. d) Após o tiro do término da etapa, as linhas deverão ser recolhidas de imediato, devendo a peça fisgada neste momento ser retirada em 15 minutos, sobre pena da desclassificação da mesma. 

  2. e) Após a marcação das raias não será permitido a pesca no local da prova. 

  3. f) É proibido entrar na água, sob pena de nulidade das peças da etapa. 

NÃO SERÁ PERMITIDO ENTRAR NA ÁGUA PARA FAZER ARREMESSO. 

NÃO SERÁ PERMITIDO ENTRAR NA ÁGUA PARA RETIRAR O PEIXE. 

 

8. DAS PENALIDADES 

a) Pela violação deste regulamento particular ou das disposições, serão aplicadas as penalidades previstas, conforme organização do evento (Diretoria CLUPESIL) e árbitro geral da prova. 

 

9. DA PESAGEM E CONTAGEM DOS PONTOS 

a) O capitão da equipe poderá acompanhar a pesagem da equipe. 

b) O árbitro poderá eviscerar peças suspeitas e impugnar qualquer peça que apresente adulteração. 

c) A pesagem ocorrerá no local e terá inicio após recolhimento dos pescados. 

d) Ao final da etapa o capitão devera lacrar o saco e entregar nos pontos de recolhimento distribuídos na praia (baldes). 

10. DA PONTUAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO 

a) Só serão válidos todos os peixes a partir de 15 cm. 

b) Será adotada a pontuação de um [1] ponto por peça e mais três [3] pontos para cada cem [100] gramas ou fração do peso total. Limitando a três [3] quilos por peça. Valendo o peso integral da peça apenas para definir o peixe mais pesado. 

c) Resultado final será a soma da pontuação dos dois [2] dias. 

d) Os empates de qualquer natureza serão decididos obedecendo aos seguintes critérios, nesta ordem: 

 

  • • Maior quantidade peças 

  • • Maior peso total 

  • • Peça mais pesada 

  • • Sorteio 

 

  1. e) Não haverá recontagem de pontos, e qualquer reclamação deverá ser procedida pelo capitão da equipe interessada no momento da pesagem, cabendo a organização a decisão final. 

 

11. DA ARBITRAGEM E FISCALIZAÇÃO 

a) A arbitragem será exercida por árbitro nomeado pela DIRETORIA DO CLUPESIL. 

b) Caso qualquer participante perceber alguma irregularidade durante o deslocamento da prova, deverá por seu capitão de equipe, comunica-la na primeira oportunidade ao arbitro. 

c) O árbitro tem fé de oficio independente de qualquer testemunha para aplicar uma penalidade durante o desenrolar do evento por infração que tenha assistido. 

 

12. DA PREMIAÇÃO 

a)A premiação ocorrerá logo após a pesagem e contabilização dos pontos e se dará por entrega de troféus, da seguinte forma, que será realizada na Cabana TO DE FERAIS a partir das 13hs do domingo.

1º GERAL – R$: 3.000,00 

2º GERAL – R$: 1.000,00 

3º GERAL – R$: 600,00 

4º GERAL – R$: 500,00 

5º GERAL – R$: 400,00 

1º MASCULINO – R$: 500,00 

1º FEMININO – R$: 500,00 

1º MASTER – R$: 500,00 

1º SENIOR – R$: 500,00 

1º PEIXE MAIS PESADO – 100,00 

1º QUANTIDADE – 100,00 

13. DISPOSIÇÕES GERAIS 

a) Os organizadores e patrocinadores da competição não se responsabilizam por perda, danos, extravios ou roubos de bens e materiais de concorrentes, acompanhantes, visitantes público em geral, antes, durante ou após a realização da prova, nem por acidente que os participantes possam provocar ou sofrer em decorrência de sua participação no evento. 

 

14. PREÇO INSCRIÇÃO 

a) As inscrições só podem ser solicitadas obrigatoriamente na FICHA OFICIAL DA CBPDS emitida para esta prova, ficando estipulado pela organização do torneio o valor de inscrição por equipe: 

 

  • • R$: 170,00 até dia 30/05/2019. 

  • • R$: 200,00 do dia 01/06/2019 a 28/06/2019. 

  • • Podendo ser pago com cartão de crédito e dividido em três [3] parcelas. 

  • • Pescadores filiado ao CLUPESIL, o valor de Inscrição Sera de R$ 150,00 ate o dia 30/05/2019, após essa data pagara o valor normal da taxa a partir do dia 01/06/2019 que é de R$ 200,00. 

 

Obs.: As inscrições encerarão dia 28/06/2019 às 18:00hs. Não serão aceitas inscrições no dia da prova. 

LOCAL DE INSCRIÇÃO

      • CASA DO PESCADOR – (73) 3634-5692 

 

Contatos – (73) 99985 0173 / (73) 99194 5452 / (73) 99983 7625